Corrida com 2,5 mil inscritos fará homenagem à história de Salvador

Apreciar os caminhos da história de fundação da primeira capital do Brasil enquanto corre é a proposta da segunda edição da corrida “Salvador10milhas”, que será realizada com o apoio da Empresa Salvador Turismo (Saltur) neste domingo (24), dentro da programação do Festival da Cidade. A corrida conta com 2.500 atletas inscritos, 500 deles de outros estados. O número é superior aos 1,9 mil no ano passado.
São dois percursos que fazem homenagem a personagens históricos, com largadas simultâneas às 6h. O de dez milhas se chama Caramuru, em homenagem a Diogo Álvares Correia, que ajudou a fundar Salvador e cujo navio teria naufragado no Rio Vermelho. O ponto de largada o Largo de Santana, no Rio Vermelho.
Já o segundo percurso, de cinco milhas, faz homenagem a Tomé de Sousa, que fundou a cidade e a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio. A largada acontece na Praia da Preguiça, na Contorno. A chegada para ambos será o Forte de Monte Serrat, na Cidade Baixa.
“A prova faz um passeio pela história de Salvador. O participante vai apreciar em milhas os momentos históricos da cidade e também as belezas arquitetônicas e naturais. Por isso, nosso tema será 470 anos contados em dez milhas”, disse o idealizador e organizador do evento, Jardel Moura.
Kits e premiações – Os kits da corrida, compostos por camisa e medalha personalizada, par de meias e sacola porta-tênis, serão entregues nesta sexta-feira (22), das 9h às 22h e sábado (23), das 9h às 20h. Ao todo, serão repassados R$ 12 mil em prêmios em dinheiro para o 1º, 2º e 3º lugar e para os campeões de cada faixa etária.
As premiações para as faixas etárias serão seis entre 18 anos até mais de 70 anos. Nesta edição, também foi implementado o prêmio performance, no valor de R$ 1 mil, para o atleta que bater o recorde da prova.
Palestras – Antes da corrida, dicas de especialistas e histórias de vida serão contadas em um bate-papo descontraído programado para esta sexta (22) e sábado (23), no auditório do Salvador Shopping. Nesta sexta (22), a partir das 19h, será ministrada pelos professores de Educação Física Jardel e Guga Cruz. A deste sábado, a partir das 9h30, será ministrada por Fabiano Lacerda, que emagreceu 100 kg em um ano sem bariátrica, e pelo escritor Quinho Castro. bahia.ba

Deixe uma resposta