Carnaval: dicas de alimentação para aproveitar bem a folia

Um dos feriados mais aguardados do ano está chegando: o Carnaval! Mas apesar de ser um momento de descontração e alegria, nem por isso você precisa se descuidar da alimentação. Acredite, é possível manter uma alimentação saudável mesmo nos dias de festa.

Alimente-se a cada três horas: durante a folia o nosso corpo gasta energia, portanto, não fique longas horas sem se alimentar para não ter hipoglicemia (glicose baixa no sangue), que pode ocasionar sintomas como dor de cabeça, tontura e até desmaios. Procure se alimentar a cada 3 horas e faça pelo menos 4 refeições ao dia.

Mantenha-se hidratado: isso é fundamental, pois perdemos muita água e sais minerais pelo suor. Além da água, sucos naturais (de preferência sem adição de açúcar e adoçantes), isotônicos e água de coco (de preferência natural em vez da versão industrializada) são excelentes opções para se hidratar. Também consuma frutas ricas em água como melão, melancia, morango e folhosos como alface. Beba pelo menos 2 litros de água.

Beba água: em caso de ingestão de bebida alcoólica, intercale com água e jamais beba em jejum.

Faça refeições mais leves: aposte em sanduíches naturais, feitos com pão integral e carne magra como frango desfiado e atum, além de queijos como cottage, ricota, minas frescal e requeijão light. Sucos naturais, vitaminas, salada de frutas, oleaginosas, iogurte, frutas desidratadas, barrinhas de cereal e snacks saudáveis também são boas opções. Não se esqueça de lavar as mãos antes de comer e de observar a higiene do local (condições de armazenamento, limpeza e se a mesma pessoa que manipula alimentos também manipula dinheiro), a fim de evitar intoxicação alimentar.

Evite frituras e alimentos gordurosos: como são mais difíceis de serem digeridos, podem causar sonolência. Natue

Aproveite a folia! 😉

Deixe uma resposta